quinta-feira, 16 de junho de 2011

Esses blogs que você lê


Eduardo Guimarães - Blog da Cidadania
.
Vivêssemos em obscuros tempos de outrora, algum esbirro do Poder diria que esses blogs que você lê são “perigosos”, subversivos, passionais, irresponsáveis… O poder autoritário jamais aceitará a blogosfera e por uma só razão primordial: ela é uma força incontrolável.

Mais do que incontrolável, a blogosfera é plural. É jornalismo em estado puro. É delírio ou paixão. Você ama ou odeia, mas não despreza. Vai a ela em busca de referendar seus pontos de vista ou saber a opinião contrária a fim de melhor combatê-la, mas vai.

À diferença da grande imprensa tradicional, porém, quando os comunicadores da blogosfera se reúnem não é para combinar o que dirão ou para conspirar contra o surgimento de novas formas de comunicação e, sim, para concordarem em discordar.

Vieses, abordagens, estilos, uma sinfonia de ritmos vai surgindo em espiral vertiginosa. Agrada ou não, mas não se repete e tampouco obedece a qualquer manual ou doutrina. Blogs são caóticos, anárquicos, irreverentes, destemidos ao ponto da imprudência e além.

São capazes de reunir multidões em torno de causas que não beneficiam categorias ou corporações, mas o interesse público. Dizem o que a imprensa jamais denunciaria por seus acordos e “filtros”. E muito mais rápido, pela mesmíssima razão.

Leia mais no Blog da Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário