terça-feira, 14 de junho de 2011

A mobilização popular e a Kinross


A Central de Associações iniciou uma mobilização popular com o objetivo de pressionar a empresa Kinross, a assumir suas responsabilidades com as conseqüências de suas atividades em Paracatu.

No domingo, dia 12/06, os moradores do bairro Alto da Colina se reuniram com diversas lideranças, inclusive os vereadores Vanio Ferreira e Rosival Araújo, além de representantes do deputado estadual Almir Paraca.

O objetivo foi discutir e deliberar sobre reivindicações da comunidade que, por estar localizada na divisa com a mina, sofre com a poeira, o barulho e as explosões diárias que provocam danos nas residências.

Vários moradores relataram o drama de viver ao lado da mina, o medo de contaminação pela poeira, e a luta contra os constantes problemas de saúde.

Apesar de todos os problemas enfrentados pelos moradores, a empresa ainda não demonstrou nenhuma sensibilidade, e até hoje não abriu um canal de diálogo com a população. Ao contrário, desde que a empresa foi adquirida pela multinacional canadense, a relação com a sociedade paracatuense piorou significativamente. Aliás, não apenas com a comunidade, mas também são freqüentes os relatos de que as pressões sobre os funcionários se intensificaram.

A mobilização da sociedade é importante para conter a ganância da empresa, mas não se pode isentar o poder público do seu papel na cobrança de ações em benefício da população. E não se trata de apenas pedir patrocínio para show de Luan Santana, como fez recentemente o prefeito. Paracatu merece muito mais!

Paracatu merece saber com clareza quais os riscos que a população corre com a poluição causada pela empresa. Precisa saber qual a relação existente entre a poeira proveniente da mina e a alta incidência de problemas respiratórios na cidade, não apenas no inverno, mas durante todo o ano. Precisa cobrar com muito mais vigor, compensações para os graves danos ambientais sofridos pelo município.

Quando alguém que representa o povo se omite, só resta a mobilização popular, forte, organizada e com objetivos bem definidos.

É isto que começa acontecer em Paracatu.

Um comentário:

  1. Zé Geraldo,
    É importante lembrar da relação de pedinte que a Prefeitura/Prefeito mantém com a Kinross quando pede em público "meio" show de Luan Santana, mas mais emblemático ainda é o seguinte: quando a mineradora tem uma relação mais republicana, ou seja, faz parcerias mais pautadas nas recuperações ambienais as coisas não andam também por causa da Prefeitura. No caso das obras e serviços de recuperação do Córrego Rico, a empresa havia repassado e depositado na conta da Prefeitura, os recursos necessários para fazer a desapropriação das casas (imóveis) em área de risco, no qual consideraram 15,00 m de APP. Aconteceu que o Prefeito e sua equipe demoraram tanto para realizar as desapropriações que o dinheiro desvalorizou, os imóveis valorizaram-se e hoje se conseguem mais concluir os pagamentos.
    É imcompetência ou não é?.....
    Jueli Cardoso

    ResponderExcluir