Do Blog Amigos do Brasil
Terminou na madrugada desta quarta-feira a sessão de mais de 20 horas da Câmara Municipal de Uraí, no norte do Paraná, que cassou o mandato do prefeito Susumo Itimura (PSDB). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, ele era o prefeito mais idoso do Brasil, atualmente com 93 anos. O vice-prefeito, Almir Fernandes, tomou posse nesta quarta.
Itimura foi acusado de improbidade administrativa por fazer pagamentos a uma empresa de informática que nunca prestou serviços para a cidade. Em março de 2010, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) propôs uma ação contra o prefeito por um esquema de desvio de verbas do município, que teria desviado R$ 44,8 mil.
O processo de acusação tinha 765 páginas, era dividido em quatro partes, e sua leitura tomou cerca de 18 horas da sessão. Dos oito vereadores que votaram, seis optaram pela cassação. Itimura não compareceu à votação; apenas seu advogado de defesa acompanhou decisão, contra a qual deve entrar com recurso.
Segundo a assessoria da Câmara, houve uma concentração do lado de fora do prédio de aproximadamente 300 pessoas, a favor e contra Itimura, durante toda a sessão. Com o reforço da PM e de agentes policiais de Cornélio Procópio, município próximo, não houve ocorrências. Informações do Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário