domingo, 21 de março de 2021

Minari - simplicidade e sutileza

 


Minari é um drama familiar, inspirado na infância do próprio diretor, Lee Isaac Chung. No filme, acompanhamos a história de uma família de imigrantes coreanos que já moravam na Califórnia quando Jacob, pai da família, decide se mudar para o Arkansas, onde comprou uma fazenda e sonhava prosperar plantando vegetais coreanos. Diante da insatisfação da esposa e da doença do filho, Jacob se vê entre o desafio de insistir no seu sonho ou manter o casamento. Cheia de detalhes sutis que permitem perceber as várias camadas que constituem o filme, Minari traz à tona um debate sobre barreiras culturais, xenofobia, sonho americano, raízes e família.

Com uma construção lenta dos arcos dos personagens, o filme ganha dinamismo e vitalidade quando a avó materna das crianças chega da Coréia para morar com a família. Interpretando uma avó completamente fora do padrão, Youn Yuh-jung injeta boas doses de humor e dramaticidade com uma atuação que poderia ser classificada como uma das mais impressionantes da temporada, o que faz dela uma favorita ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, ao lado de Maria Bakalova de Borat 2.

Outro destaque do filme é o David, criança interpretada de maneira carismática pelo destaque em interpretação infantil Alan Kim.

MINARI é um belo filme e concorre ao Oscar de melhor roteiro original, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor trilha sonora, melhor direção e melhor filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário