domingo, 21 de março de 2021

Os 7 de Chicago - a justiça como ferramenta de perseguição política

 


A justiça sendo usada como instrumento de perseguição política.

A promotoria manipulando informações de forma combinada com o juiz, sob coordenação dos serviços de inteligência dos EUA.

Todas as solicitações e petições da defesa sumariamente negadas pelo juiz.

Réu sendo impedido de exercer seu direito de defesa

Um juiz manifestamente parcial julgando um caso de grande repercussão política

Não, eu não estou falando do julgamento do Lula pelo juiz Sérgio Moro.

Estou falando de “Os 7 de Chicago”, uma das duas grandes apostas da Netflix para o Oscar 2021.

O filme é um drama de tribunal, baseado em fatos reais, que mostra como foi manipulado o julgamento de 7 líderes das manifestações contra a guerra do Vietnã, em Chicago no ano de 1968, durante a convenção do Partido Democrata. É dirigido e roteirizado por Aaron Sorkin e conta com um elenco de peso. Se houvesse no Oscar uma estatueta para melhor elenco, certamente venceria.

Interessante notar que durante o julgamento, um membro do "Panteras Negras" que está sendo julgado sem a presença de um advogado, é orientado ao pé do ouvido por outro companheiro do movimento e durante o julgamento chega a notícia do assassinato deste companheiro. Pode passar despercebido para a maioria das pessoas, mas este pantera negra assassinado é o Fred Hampton, líder do movimento em Chicago e personagem principal de outro filme que também concorre na categoria principal do Oscar chamado "Judas e o Messias Negro".

Com um final apoteótico, daqueles de levantar quem está cochilando, foi indicado para as categorias de melhor filme, roteiro original, ator coadjuvante, melhor edição, fotografia e canção original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário