segunda-feira, 25 de julho de 2011

A poeira que respiramos

Uma conhecida teoria, usada como ferramenta de propaganda, diz que uma mentira repetida várias vezes acaba se tornando verdade. A Kinross (antiga RPM), repete, há vários anos que controla a emissão de poeira proveniente da mina, a níveis que não prejudicam a saúde da população. E até pouco tempo atrás, a maioria parecia acreditar nisso.

Pois bem, neste domingo (24/07/2011), foi possível registrar uma cena preocupante, que pode desmentir o argumento da empresa. De uma rua da Vila Mariana, moradores puderam observar toda a poeira proveniente da mina. A quantidade de poeira que invadia a cidade era algo inacreditável. E o pior é que a população ainda não sabe qual o índice de arsênio, substância cancerígena, está contido nesta poeira.

É comum se ouvir comentários que revelam a desconfiança de grande parte da comunidade quanto a relação entre os altos índices de câncer e a exploração do ouro em uma mina localizada praticamente dentro da cidade.

Mesmo se considerarmos que esta relação não existe, o grande volume de poeira que a empresa joga nas nossas cabeças diariamente já pode estar provocando sérios problemas respiratórios.

Basta procurar um médico, tanto no serviço público como no privado, e tentar marcar uma consulta, para perceber como os consultórios estão lotados. E não adianta justificar, culpando o inverno e a baixa umidade pelos problemas de saúde. Esta é uma realidade que pode ser observada durante todo o ano, em qualquer estação os problemas respiratórios da população são facilmente perceptíveis.

Mas porque as autoridades da cidade não procuram realizar testes que possam responder a estas dúvidas? Que tipo de relacionamento têm com a empresa, que os levam a aceitar passivamente tudo o que ela declara? Porque se satisfazem com as migalhas jogadas pelos canadenses, enquanto toda a riqueza do nosso subsolo está sendo levada embora?

Reação popular

Felizmente, diante da inércia daqueles que comandam o município, a população começa a se mover.

Um movimento recém articulado pela Central de Associações tem procurado questionar e provocar o debate sobre os danos que a empresa tem provocado no município. Este movimento tem o mérito de ocupar um espaço que o Movimento Verde de Paracatu não tem demonstrado interesse em ocupar.

Mas as respostas para tantas dúvidas não podem demorar. Muito tempo já passou e um grito de socorro parece, finalmente, pronto pra sair. 

Reagimos agora ou, como disse o ex-vice-prefeito Udelton da Paixão, podemos nos deparar rapidamente com o pior que está por vir.

5 comentários:

  1. Realmente é um absurdo o que esta empresa vem fazendo com Paracatu. Enquanto organização sócio-religiosa, não podemos ficar calados, como é proferido na letra do Pai Nosso dos Mártires, "perdoa-nos quando por medo ficamos calados diante da morte". Precisamos, cada vez mais, cumprir com a nossa Missão de anunciar e denunciar, pois, existem muitas pessoas se beneficiando desta catástrofe e sufocando a vez e a voz de muitos pobres desta terra.
    Parabéns ao BLOG pela seriedade e coragem em denunciar.

    João Paulo da S. Couto
    Integrante da equipe da Cáritas Diocesana de Paracatu

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo, estamos sendo consumidos. Arrumei uma alergia no olho, que nenhum médico descobre o que é...

    ResponderExcluir
  3. É isso aí , meu caro Zé Geraldo!!!! Vamos mostrar pra todos.... E olha que estamos nas "barbas" da dona Dilma e ninguém faz nada!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Zé, acho que passou da hora de, ao invés de apenas criticar a mina, cobrar de TODAS as autoridades, um estudo sério sobre isso. É fundamental tirar a espada da cabeça e esclarecer: afinal a mina provoca câncer? O nível de poeira é maior hj do que antes da mina? A mina não respeita a legislação ambiental? O que não dá é ver a população aterrorizada e os homens públicos da nossa cidade arrotando um discurso vazio que, ora ecoa o terrorismo dos que querem extorquir a mineradora, ora ecoa o discurso oficial da mineradora que esfrega na cara da população uns míseros benefícios. É hora de cobrar de quem pode esclarecer: PREFEITO, VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS que usufruem dos votos do povo paracatuense. CHEGA DE ESPECULAÇÃO! É hora da verdade e da paz para o povo de Paracatu. Senhores homens públicos, honrem os votos que receberam

    ResponderExcluir
  5. È inadimissivel continuarmos com essa situação, a empresa pode e gera lucros pra cidade, mas a que custo? Esta na hora de levarmos as desconfianças dos cidadãos paracatuenses sobre a verdade da contaminação ou não da RPM a cidade.

    ResponderExcluir