quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lula recebe mais um título de doutor em setembro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá em setembro seu sexto título doutor "honoris causa", da Uiversidade francesa Sciences Po. A cerimônia de outorga ocorrerá na França, no dia 27 de Setembro.

Doutor "honoris causa" é o titulo atribuído à personalidade que se tenha destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Lula será a 16ª personalidade --a primeira latino-americana-- que receberá essa láurea desde a fundação da Sciences Po, em 1871. O último a ser titulado pela instituição foi o ex-presidente tcheco Václav Havel, em 2009.

Na ocasião, segundo a instituição, Jean-Claude Casanova, membro do Instituto da França e presidente da Fundação Nacional das Ciências Políticas, pronunciará o "elogio do impetrante" e outorgará o título ao brasileiro na presença dos professores da universidade.

"Mais do que um reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro, que nos últimos oito anos realizou, de modo pacífico e democrático, uma verdadeira revolução econômica e social", afirmou o ex-presidente.

Lula já foi laureado pela Universidade Federal de Viçosa (em janeiro), pela Universidade de Coimbra (março) e, em julho, pela Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco.

SCIENCES PO

A Universidade Sciences Po é uma instituição de ensino superior e de pesquisa em ciências humanas e sociais. A universidade tem 10 mil estudantes, dos quais 40% são estrangeiros, oriundos de mais de 130 países.

Foram alunos da instituição os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e François Mitterrand, além do príncipe Rainier 3º de Mônaco, do ex-secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) Boutros Boutros-Ghali e do escritor Marcel Proust.

Um comentário:

  1. Companheiros, é por isso e tantos outros acontecidos, como por ex: a crise nos Estados Unidos que fico cada dia mais convencido que outro mundo é possível e a solução está no que mais parece absurdo para os capitalista de plantão, é só dar mais importancia a vida do que no dinheiro. Parabens Lula espero nossa companheira Dima também honre a nossa luta e não deixe que o grande capital supere o ser humano.

    ResponderExcluir