quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lula na UNE: "invocado" com a mídia

Por Altamiro Borges

O ex-presidente Lula não poupou críticas à mídia golpista em sua palestra nesta quinta-feira (14) no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que ocorre em Goiânia (GO). Sem papas na língua, ele afirmou diante das câmeras e gravadores: “Eu tô ficando invocado. Faz seis meses que eu saí da Presidência, mas eles [os veículos da velha imprensa] não saem do meu pé”.

Segundo a repórter Cristiane Agostine, do jornal O Globo, "Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso duro contra a imprensa, há pouco, no 52º Congresso da UNE. Para uma platéia lotada de estudantes, Lula atacou os meios de comunicação por criarem divergências entre ele e a presidente Dilma Rousseff". Ele inclusive listou algumas das intrigas rasteiras noticiadas pela imprensa.

Os "babacas" da imprensa

“Primeiro disseram que há diferenças entre mim e Dilma, que somos diferentes. Não precisa ser um especialista para saber que ela é diferente de mim... Falaram que divergimos. Eu já disse que, se houver divergência, é ela quem estará certa. Não há divergências".

"Depois, quando fui a Brasília e tirei uma foto com senadores, disseram que ela era fraca. O babaca que escreveu a matéria nunca deve ter sentado com a Dilma para conversar. Ela pode ter todos os defeitos do mundo, menos ser fraca. Ninguém que passa três anos na cadeia, sendo barbaramente torturada e é eleita presidente pode ser fraca".

Competir e desmascarar a mídia

Após elogiar a sua sucessora, Lula retomou as críticas à mídia. "Inventaram também que ela é diferente nas coisas que faz, que eu falava muito. É que eu competia com o que eles falavam e o povo acreditava em mim”, afirmou, como que dando um conselho à presidenta Dilma para ser mais ousada no enfrentamento.

Para Lula, a mídia torce para que tudo saia errado no atual governo. Ela inclusive criou o fantasma do retorno da inflação. "Chegaram a dizer que eu deixei uma herança maldita. A primeira herança maldita é o pré-sal. Tem o Prouni, o PAC 2. Quem sabe é o Minha Casa, Minha Vida 2? O dado concreto é que eles não perceberam que as coisas mudaram no Brasil".

"Chapa branca"

De forma indireta, o ex-presidente voltou a elogiar a atuação da blogosfera e das redes sociais. Para ele, hoje a população se informar de "múltiplas formas" e não só por "aqueles que achavam que formavam a opinião pública". Lula ainda citou uma reportagem que rotulou o congresso da UNE de "chapa branca", por ter recebido patrocínio de empresas estatais.

“Quando ligamos a televisão, tem propaganda de quem? Da Petrobras, da Caixa Econômica Federal. Elas financiam tudo. Para eles [empresas de comunicação] isso é democrático. Para vocês [UNE], é chapa branca”, ironizou Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário