sábado, 18 de junho de 2011

A ESCOLA IDEAL

Silvano Avelar

Existe a propalada escola ideal, com professores bem remunerados e educação de qualidade ou é apenas uma utopia dos educadores , pais e estudantes?

A escola ideal (que povoa os nossos sonhos) respeita o educador, possibilita que o professor estude, pesquise, que faça pós-graduação, mestrado, doutorado e recompensa o educador, pagando-o de acordo com sua habilitação. Valoriza o educando, possui material didático, disponibiliza equipamentos modernos , possui gestão democrática.

Na escola ideal o governante não apenas promete, faz. Para essa escola imaginária, os políticos dão o bom exemplo. Cumprem a Lei. Elaboram leis que atendem os anseios da comunidade escolar, pois acreditam que só a educação pode revolucionar e reestruturar conceitos, avivar valores éticos e fazer com que o conhecimento seja a mola propulsora de transformação da sociedade.

Recordo que há mais de vinte anos, preconizamos, através de um famigerado “Encontro Mineiro da Educação”, patrocinado pelo Governo de Minas, essa escola ideal. A discussão girava em torno da Escola Ideal X Escola Real X Escola Possível. Evidentemente que todos queriam a Escola Ideal, mas, ceticismo à parte, àquela época nós já prevíamos que a Escola possível prevaleceria se houvesse comprometimento da classe política e, caso os interesses pessoais e escusos fossem majoritários, teríamos que nos contentar mesmo com a Escola Real. A realidade dura de professores mal remunerados, de alunos desmotivados, de uma sociedade de exclusão , frutos de um sistema arcaico e elitista.

Duas notícias me preocuparam sobremaneira nos últimos dias: a primeira nos dá conta de que o governo mineiro descumpre a lei e não paga sequer o Piso Nacional de Salários, instituído por Lei: os professores estaduais estão em greve reivindicando nada mais nada menos que o cumprimento da Lei! Ora, se o governante máximo do Estado está sendo considerado pelos professores como um “ Fora-da-Lei” , como exigir que os demais cidadãos cumpram a Lei? Estranho Paradoxo. A segunda notícia é que em determinada escola estadual de Paracatu ocorreram cenas explícitas de violência entre estudantes e que o vídeo foi parar no You Tube com milhares de acessos.

A tendência da criança e do adolescente é seguir os bons( e os maus) exemplos dos que nos governam. Será que resolveram seguir o mau exemplo do governador que desrespeita os professores e não cumpre a Lei? Se esta moda pega , teremos uma triste avalanche de atitudes de desrespeito e violência nas escolas estaduais.

Mais uma vez, resta aos professores e demais educadores a árdua tarefa de ensinar aos educandos que, apesar dos maus exemplos, o que deve prevalecer são os verdadeiros valores, dentre eles: respeito ao próximo, responsabilidade, tolerância, harmonia e participação efetiva como cidadão para , quem sabe, no futuro, escolhermos governantes conscientes e comprometidos com a educação.

Em tempo: Em Paracatu temos um exemplo de escola que se aproxima da Escola Ideal. Trata-se do Campus do Instituto Federal, que remunera bem seus professores , oferece educação de qualidade e já apresentou à comunidade local seus novos formandos. Como já afirmei anteriormente, Lula já mostrou o caminho. Que os demais governantes imitem esse bom exemplo!

2 comentários:

  1. É isso aí Silvano!...
    Importante reconhecer que temos quadros e disposição para sermos os protagonistas da organização e planejamento desta educação que idealizamos. Vamos todos à luta por ela!..
    Jueli Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Nobre e caro, Silvano, bom comentario. Penso ainda mais longe, a escola ideal é aquela que recolhe nossos filhos em nossa casa, antes de irmos trabalhar, ensina, disciplina, dedica cuidados medicos e odontologicos. Da café da manhã, almoço e jantar. Ensina os conteudos cientificos, esportes, artes, culinaria, etc. E ao final do dia nos devolve todos, intactos, e assim nos pais e mães, após um pesado dia de trabalho, podemos concluir a educação de nossos filhos.

    ResponderExcluir