quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Silvano Avelar: Persevere, viva e deixa viver!

Tenho ouvido nestes dias expressões do tipo “ 2011 não foi um ano bom” ou “ 2011 foi ótimo” e , ainda, “ O ano de 2012 promete...”. Com referência ao Natal, ouço ainda : “ Este Natal será excelente”, “Tomara que este Natal seja melhor que o do ano passado”., etc.

Não estaríamos invertendo as coisas? Às vezes repetimos palavras que são jogadas ao vento e nem nos damos conta de que com este processo insano de reprodução, nos colocamos como seres estáticos, que sempre estão à espera de algo e que, por isso mesmo , não somos proativos, somos passivos, aguardando os fatos acontecerem.

Para mim, não foi 2011 que passou. Eu passei pelo ano de 2011. Agi, vivi, trabalhei,li, escrevi, cantei, amei, fiz acontecer. Você também fez isso! Foi a sua dedicação, seu amor à vida, sua interferência ativa no Cosmo que o fez fio condutor de todo progresso ocorrido neste período e neste Planeta. Se algo não ocorreu do jeito que você queria, não foi por sua culpa exclusiva. Pelo menos você tentou.

Tudo isso parece muito óbvio, mas estamos tão condicionados aos símbolos que nos esquecemos que até o nosso calendário não é o único da terra.

A história nos diz que algumas civilizações já ultrapassaram o quarto ou quinto milênio, enquanto que outras ainda não chegaram ao segundo.Durante a história da humanidade vários calendários foram criados e apagados do mapa. Calendários dos antigos egípcios, sumérios, maias, babilônios, astecas, entre muitos. A maioria deles tem as suas origens ligadas às religiões seguidas por cada civilização como marco da sua contagem, nos ciclos solares ou lunares.

Ao chegarmos ao ano 2012 da era cristã, esta data não diz nada a cerca de setenta por cento das pessoas do planeta. Além do calendário cristão, ou gregoriano, temos o calendário judaico, o calendário muçulmano e o calendário chinês, cada um com momentos históricos diferentes e datas específicas.

Estes dados históricos retirados do blog da Professora de História Olinda Gil reforçam minha tese de que é a humanidade que move o mundo: constrói símbolos que se transformam em marcos para serem referências para as civilizações futuras.

Mas o que existe de belo em tudo isso é que o homem , dotado de inteligência e sensibilidade está sempre construindo novos horizontes, vencendo obstáculos, transpondo barreiras, tudo sob a Luz de um ser supremo e misericordioso: Deus.

É justamente pela nossa Fé em Deus e pela nossa formação Cristã que construímos o Natal no nosso dia-a-dia . O Natal está dentro de nós e em cada momento de nossa vida. Podemos referenciar a chegada do Menino Jesus no dia de Natal, mas não podemos nos esquecer de viver a mensagem do Natal em todos os dias , em todos nossos atos e nas pessoas dos que nos rodeiam.
Seja feliz neste e em outros Natais. Persevere, aja, viva e deixa viver em 2012 ( Era Cristã), em 5772/73 ( Calendário Judaico), em 1432/33 ( Calendário Hindu), em 4647/48 ( Calendário Chinês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário