domingo, 18 de dezembro de 2011

O silêncio que desmoraliza a Globo

Uma semana depois do lançamento do livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr., não se viu nenhuma reação da emissora da família Marinho. Enquanto até os mais apaixonados defensores dos tucanos na imprensa já esboçaram algum tipo de reação, evidentemente tentando desqualificar as provas publicadas no livro, a TV Globo preferiu ignorar o best-seller e dar um tempo na sua pauta moralista sem, no entanto, estancar o denuncismo contra o Governo Federal.

Essa parcialidade explícita, comandada pelo diretor Ali Kamel, tem custado caro à emissora. Nesta mesma semana, enquanto a popularidade da Presidenta Dilma bateu novo recorde, o Ibope da TV Globo continua registrando queda de audiência. O jornalismo partidário do JN, que já atingiu índices de audiência acima de 50%, patina agora em torno de 30%.

Mas em algum momento, não será mais possível esconder a verdade. A TV Gazeta noticiou, a TV Record noticiou, a TV Bandeirantes noticiou, até a Folha e o Estadão noticiaram. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT/PE) ecoou as denúncia do livro na tribuna e o senador serrista Aloysio Nunes (PSDB/SP) reagiu. Na internet é o assunto político do momento e as vendas do livro continuam revelando um verdadeiro fenômeno, O deputado Protógenes já conseguiu mais do que as 171 assinaturas necessárias para a criação de uma CPI e até o ex-presidente FHC já clamou por uma reação que defenda seu governo da roubalheira revelada, com provas, no livro. Tudo isso acontecendo, e a TV Globo sonegando estas informações ao telespectador.

Parece que a emissora, criada e consolidada sob a ditatura militar, ainda não percebeu que o partidarismo assumido pode levá-la a se amparar apenas em um gueto de telespectadores que compartilham de suas manipulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário