sábado, 15 de outubro de 2011

"A fome não mata soldados, mata crianças."

"...a fome é uma arma de destruição em massa, mais poderosa, mais perigosa que qualquer outra arma que o Homem já inventou. A fome, ela não mata soldados em campo de batalha, ela não mata inimigos, ela não mata terroristas, ela mata crianças. E às vezes, no útero da própria mãe, que não teve o direito de comer as proteinas e as calorias necessárias ao nascimento de uma criança com saúde. E eu sempre sonhei que era possível, transformar a fome, de um problema social, estatístico, para um problema político. E hoje, eu estou tendo essa consagração, recebendo um prêmio, que até então era dado para técnicos, pra cientistas e pra pesquisadores, estamos recebendo como políticos que priorizamos o combate à fome como instrumento de desenvolvimento econômico." 

"...a democracia, não é a gente gritar que tá com fome, democracia é a gente comer, de manhã, de tarde e à noite."

"...quando fizemos o programa Bolsa Família, disseram que eu dar esmola aos pobres brasileiros, e que eu criar um exército de pessoas que não iriam querer trabalhar. Terminamos 2010 atendendo 13 milhões de famílias, 52 milhões de pessoas. E aqueles que diziam que eu estava dando esmolas para os pobres, certamente eram aqueles que davam a mesma quantia que eu dava para os pobres, de gorjeta depois de tomar whisky em um bom restaurante. E as pessoas que não conhecem a pobreza, não têm nocão do que uma mãe é capaz de fazer com 50 dólares."

"...a fome não leva ninguém à revolução, a fome leva à submissão. E quem tem que ajudar os famintos, não são os famintos, somos nós que tomamos café de manhã, de tarde e à noite."

Trechos do discurso de Lula, durante premiação pelo combate à fome, em Iowa-EUA.

Veja a íntegra do discurso no vídeo abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário