segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Enem passa de ano e pode enterrar de vez vestibular

Enem passa de ano e pode enterrar de vez vestibular 


Sucesso da edição 2011 soma pontos à prova nacional como sucessora do vestibular. 

Diego Iraheta

A organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem incidentes significativos aprova a meta do ministro da Educação de substituir em breve o vestibular pelo Enem. Desde 2009, Fernando Haddad defende que a prova nacional é o modelo mais acertado de seleção das universidades federais. Conectado ao dia a dia dos jovens, a edição deste ano agradou à boa parte das quatro milhões de pessoas que fizeram as provas. A redação abordou as redes sociais e a elasticidade do conceito de privacidade em tempos de internet.

 Foi justamente a onipresença dos jovens na web que levou à eliminação de 11 candidatos durante o fim de semana. Eles foram flagrados usando aparelhos eletrônicos para acessar o Twitter. O edital do concurso proíbe o uso desses equipamentos durante as provas. Neste domingo, os casos foram registrados na Bahia, Pará e Paraná.

Para não perder a prática, os concorrentes saíram dos exames e foram direto tuitar pela popular hashtag #aprendinoENEM. “#aprendinoenem que Tweet é piu em ingles rss”, conta Hiago Meinhartt, o @hiagu. Ele se refere ao significado da palavra “tweet” em português. Irônico, Filipe Kaliu, o @fkaliu, arrematou: “Segundo dia do Enem em Mogi das Cruzes (SP) foi tranquilo, sem tumultos nem tweets…”

Repórter disfarçado de candidato?
Agências de notícias estranharam a publicação do tema da redação do Enem pelo site do jornal O Globo pouco antes das 14h. Como os candidatos só podiam sair das provas às 15h, o jornal não tinha como saber. Procurado pelo Brasil 247, o MEC informou que a informação não vazou e um repórter teria revelado o tópico para o veículo.

De acordo com o UOL, “o informante era um reporter ‘na condição’ de candidato” (leia mais). Será que O Globo enviou um reporter disfarçado de candidato para saber qual era a redação antes de todo mundo? ¬¬
Neste sábado, circulavam pela rede boatos de que o tema da redação seria “questão indígena e justiça”. No entanto, o MEC confirmou sucesso do esquema de segurança do Enem e, até agora, não houve nenhuma denúncia de vazamento.

Gabarito e resultados
Até a próxima quarta-feira, o gabarito das provas objetivas vai ser divulgado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (acesse). Os resultados individuais estarão disponíveis aos candidatos a partir de 4 de janeiro de 2011 pelo mesmo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário