quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"É mais difícil vencer o preconceito do que vencer a fome"

Do Estadão
BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou os críticos do programa Bolsa Família na solenidade, nesta quarta-feira, de comemoração dos dez anos do programa. Lula, mesmo sem citar nomes, lembrou de artigos de jornais e políticos que consideravam o Bolsa Família ora como “ bolsa esmola”, ora como “desperdício de dinheiro”. O ex-presidente afirmou que o Bolsa Família integrou ao Brasil milhões de pessoas pobres e que mostrou que era possível, segundo ele, acabar com a fome no país. Ele declarou que, se pudesse voltar no tempo, faria tudo outra vez.
- Se eu tivesse que voltar no tempo começaria outra vez meu governo pelo combate à fome, à desigualdade e pelo Bolsa Família.
Na opinião do ex-presidente, o programa instituído por ele é vítima de preconceitos.
- Certas reações levam a crer que é mais difícil vencer o preconceito do que vencer a fome. E um dos preconceitos mais cruéis enfrentados pelo programa é que ele iria incentivar a vagabundagem.
Para Lula, esse tipo de acusação é típica da visão preconceituosa de pessoas que se acham que só se é pobre por indolência. Ainda de acordo com o ex-presidente, o Bolsa Família tem tornado os pobres mais conscientes de que não precisam de favores políticos.
- Chama a atenção que algumas pessoas falam tanto da porta de saída quando acabamos de abrir a porta de entrada. Vamos deixar bem claro, esse programa tem apenas dez anos e a História do Brasil tem cinco séculos.
Dirigindo aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Míriam Belchior, Lula disse que para o enfrentamento da pobreza o governo não pode medir os gastos.
- Parem de regatear dinheiro para os pobres.
E, num recado à presidente Dilma, disse que serão os pobres os únicos a agradecer o que o governo faz por eles
- Dilma, continue assim. Quem vai lhe agradecer pelo resto da vida são as pessoas pobres que você ajuda porque as outras te esquecerão com muita facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário