terça-feira, 24 de abril de 2012

Cáritas de Paracatu e INCRA avaliam resultados de trabalho em assentamentos

A Cáritas Diocesana de Paracatu realizou nos dias 13 e 14 de abril de 2012 a Oficina de avaliação final do 1º ano das atividades da ATES – Assessoria Técnica Social e Ambiental em Unaí.

Esta assessoria vem sendo desenvolvida pela Cáritas Diocesana de Paracatu junto a 10 áreas de assentamentos em Unaí. O contrato assinado com o INCRA – Superintendência Regional-28/Distrito Federal e Entorno, foi originado por uma Chamada Pública do ano de 2010, contemplando19 metas. Para sua execução, houve a contratação de uma equipe multidisciplinar composta por 10 profissionais de diferentes áreas de formação, tais como: Agronomia, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Serviço Social e Técnicas Agropecuárias.

O objetivo da oficina foi avaliar o impacto da intervenção da Ates nos assentamentos do Núcleo Operacional e sua convergência com o desenvolvimento local. O evento possibilitou também o ajuste das metas e o levantamento de propostas para possível continuidade da Ates junto aos 10 assentamentos de reforma agrária.

Nesta oficina houve a participação de assentados e assentadas da reforma agrária, equipe técnica, representantes do INCRA/Superintendência Regional - 28 e INCRA/Sede Nacional, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí, Polícia Ambiental e Polícia Militar, IEF – Instituto Estadual de Florestas, Associação da Mulher Trabalhadora e Banco do Brasil.

Na oportunidade, houve exposições e debates sobre as seguintes temáticas: Fomento Ambiental e Fomento Social para fechamento de área de Preservação Permanente e Reserva Legal, Licença Ambiental, Bolsa Verde, créditos, renegociações de dívidas junto ao Banco do Brasil, apresentação dos 10 Planos de Recuperação de Assentamentos (PRA’s) e consolidação de propostas para a prorrogação do Contrato com a Cáritas Diocesana de Paracatu.

A presença dos representantes do INCRA e parceiros locais permitiu o esclarecimento de dúvidas e reafirmou compromissos que serão encaminhados e resolvidos a partir da continuidade da ATES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário