domingo, 15 de dezembro de 2013

Estudante paracatuense do Ciência Sem Fronteiras apresenta avanços do Brasil no Fórum de Economia Solidária na Itália


No dia 30 de novembro de 2013 aconteceu em Udine, na Itália, um curso de formação para agentes de economia solidária no “Fórum de Bens Comuns e Economia Solidária da região do Friuli-Venezia-Giulia”. O evento teve como objetivo incentivar a criação de redes de economia solidária, potencializar as cadeias produtivas já existentes, criar novas cadeias, e ainda elaborar uma proposta de lei regional de fomento à Economia Popular Solidária. Participaram 66 pessoas, representantes de associações de todo o território. O curso de formação contou com uma exposição da estudante do ICA/UFMG, a paracatuense Ana Luiza Tauffer Caldas, integrante do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar (NPPJ/UFMG), atualmente bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras na Itália.

 A estudante apresentou os avanços do Brasil no de combate a fome e a pobreza e resultados de programas governamentais como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escola. Além disso, apresentou resultados de pesquisa realizada nas feiras livres do vale do Jequitinhonha pelo NPPJ em parceria com o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV). Sua apresentação teve por finalidade apresentar iniciativas de fomento à agricultura familiar e economia solidária, uma vez que o Brasil é referência em Economia Solidária no mundo.

Ana Caldas avaliou o evento como gratificante por apresentar um pouco das experiências do Brasil, de Minas Gerais e do Jequitinhonha, e destacar o papel da Universidade em pesquisa e extensão. Ficou também muito satisfeita por saber que essas iniciativas são reconhecidas e valorizadas internacionalmente.


Foi também uma oportunidade de cumprir um dos objetivos do Programa Ciência sem Fronteiras, realizando o intercâmbio de culturas e experiências. Na Itália a bolsista colabora com o Centro de Voluntariado Internacional, CeVI, organização não governamental parceira do NPPJ/UFMG e do CAV em programa de estímulo à agricultura familiar do vale do Jequitinhonha.

Um comentário:

  1. Parabéns Ana,
    Que sirva de exemplo para FHC e Aecin, que vão para o exterior falar mal do Brasil.

    Cristóvão

    ResponderExcluir