domingo, 13 de maio de 2012

"Tenho razões para ser otimista"

No discurso de agradecimento pelo prêmio Four Freedom (quatro liberdades) concedido pela  fundação holandesa Roosevelt Stichting, Lula diz que tem motivos para ser otimista:

"Quando olho para trás e vejo que o Brasil progrediu reduzindo as desigualdades sociais e regionais, tenho razões para ser otimista.
Quando olho para trás e vejo que milhões de pessoas participaram da definição de políticas públicas e elegeram pela primeira vez uma mulher para conduzir a nação brasileira, tenho razões para ser otimista.
Quando olho para trás e vejo que hoje países independentes e democráticos são muito mais numerosos do que na época em que Roosevelt levantou sua voz e afirmou sua liderança, sinto que tenho razões para ser otimista.
Quando olho para trás e vejo que países pobres e as nações emergentes afirmam cada vez mais os seus direitos, contribuindo para democratizar a governança global, tenho razões para ser otimista."

A homenagem é concedida desde 1982 a pessoas e instituições que se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos. A expressão “Quatro Liberdades” se refere a um discurso proferido em 1941 no Congresso Americano por Franklin Roosevelt. Na ocasião, o presidente dos EUA disse que um mundo seguro necessitava de quatro tipos de liberdade: de opinião e expressão, de culto, liberdade das privações e liberdade dos temores.

Em seu comunicado, a Roosevelt Stichting diz que Lula é uma inspiração à comunidade internacional por sua “ascensão da pobreza abjeta à Presidência do Brasil, e sua determinação em livrar o Brasil da extrema pobreza e da injustiça social que por tanto tempo flagelou seus cidadãos menos afortunados”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário