sábado, 12 de novembro de 2011

Colcha de retalhos materializa rede da Cáritas no Brasil

Na perspectiva da união entre as comunidades e representantes da Cáritas, uma colcha de retalhos está sendo feita durante o IV Congresso Nacional e XVII Assembléia da Cáritas Brasileira, realizado em Passo Fundo (RS).
De acordo com João de Jesus, assessor de Formação do Secretariado Nacional da entidade, a proposta é que a estrutura simbolize a diversidade de cultural das várias regiões do país presentes no Congresso.

“A ideia é montar a colcha de retalhos com peças que simbolizam o conjunto das entidades-membro da Cáritas, os secretariados regionais e secretariado nacional, qual a nossa compreensão a cerca do Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, que tem que dar conta dessa pluralidade”, ressaltou João.

Para que fosse composta na sua totalidade, cada Cáritas do país confeccionou um pedaço, que depois de montada e costurada durante o Congresso, será exposta no Secretariado Nacional, em Brasília.

Costurando a rede

A tarefa de juntar cada parte num um único pano coube a Maria Salete Colussi, que também participa da articulação de grupo de mulheres na Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo.

A costureira comentou que participar da construção de um dos símbolos do evento é uma honra emocionante.

“Eu estou achando maravilhosa a experiência. Os trabalhos desenvolvidos em cada comunidade são lindos. Cada retalho é de uma forma, um é diferente do outro, mas todos expressam a filosofia da Cáritas”, afirmou a costureira.
“Juntar cada parte é até fácil. O mais difícil é juntar cada pedacinho, que representa uma história da Cáritas”.

Equipe de Comunicação da Cáritas Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário