quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Anjos ou Demônios

Udelton da Paixão

Conversei esta semana com um velho amigo servidor da Prefeitura Municipal de Paracatu do setor de arrecadação, fui informado que o VAF – Valor adicionado Fiscal, somente da empresa KINROSS Em 2010, foi mais que o dobro do ano de 2011. Implicando num aumento de arrecadação do município da ordem de 30%, mês a mês em 2012.

O crescimento já era previsto, pois haviam sido anunciadas pela empresa, cifras bilionárias de investimentos neste novo projeto. Pena que a cidade vai a reboque deste investimento.

Isto significa dizer que o município será mais rico em 2012, o cofre da Prefeitura terá mais recursos. Que bom! Parecem anjos!

Mas olho para o lado, e vejo ruas sujas, mal cuidadas, praças abandonadas, uma poeira que atinge e doem os olhos, entra pelas narinas nos contaminando aos poucos, triste constatação o produto desta riqueza não esta sendo aplicado para uso coletivo da comunidade. Se tivéssemos uma cidade bonita e saudável, talvez relegássemos um pouco os impactos desta atividade mineraria, combinação um tanto utópica tratando-se do caso “Paracatu”. 

A força do ouro movimenta tudo nesta cidade, arranca árvores pelas raízes, mudam estradas reais, derruba pé de pequi (protegido por lei estadual), destrói nascentes d’água. Quem diria fazem até os “montes se levantarem e se transportarem pelo mar”, pelo menos o produto extraído destes montes “o ouro”.

Vai-nos sobrando uma paisagem lunar, desértica, coisa de filmes de ficção. Não será de assustar se logo, logo, tivermos uma esteira no centro da cidade transportando terra, para ser processado nos moinhos da KINROSS, agora sim os responsáveis por este cenário se parecem “demônios”.

Udelton da Paixão
VAF- VALOR ADICONADO FISCAL - Diferença entre o que a empresas vendem e o que compram de outros municípios durante o período de um ano, que resultará no peso da economia do município na economia do Estado, definindo quanto cada município receberá do produto final de arrecadação do ICMS do Estado no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário