sexta-feira, 16 de março de 2012

Incêndio em Paracatu: Cáritas inicia mobilização para recuperar a Coopercicla

Na noite de domingo, 11 de março, um incêndio, considerado criminoso, destruiu o galpão da Coopercicla (Cooperativa dos Catadores e Recicladores do Noroeste de Minas), em Paracatu.

Os catadores e catadoras atuam no município desde 1999. Atualmente, eles recolhem, em média, 75 toneladas de material reciclável por mês, em parceria com a Prefeitura Municipal e empresas locais. O trabalho com a reciclagem beneficia direta e indiretamente 45 famílias, sendo que, para a maioria delas representa a única fonte de renda.

O incêndio destruiu todos os materiais recicláveis que se encontravam no galpão, causou danos ao maquinário, como balanças, prensas, dentre outros. A estrutura física do galpão também foi comprometida.

Em uma reunião, realizada no dia 12 de março, pela manhã, com a presença de parceiros e poder público municipal, definiu-se um planejamento emergencial, em que os catadores decidiram dar continuidade aos trabalhos. A coleta seletiva continuaria e o material coletado seria depositado em locais alternativos.

Infelizmente, não foi possível cumprir o planejamento por parte do poder público municipal e os trabalhos estão paralisados. Os catadores e catadoras aguardam a perícia para liberação do acesso ao galpão, que precisa de intervenção na estrutura, possibilitando, assim, um acesso seguro ao local, onde se encontram os equipamentos.

Para recuperação de toda a infraestrutura, a cooperativa, apoiada pela Cáritas Diocesana,  lançou uma campanha para angariar fundos para as necessidades mais urgentes. Quem puder colaborar de alguma forma, entre em contato com a Coopercicla pelo telefone (38) 3671-8852 ou com a Cáritas Diocesana de Paracatu (38) 3671-4421 ou ainda, através dos e-mails: cooperciclaptu@bol.brcaritasdeparacatu@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário