sábado, 29 de dezembro de 2012

O FIM DO MUNDO NÃO CHEGOU! FELIZ COMEÇO DO MUNDO - FELIZ ANO NOVO – 2013



Frei Carlos Mesters[1]

Do site do Frei Gilvander
Conforme o calendário Maia dos povos indígenas do México, dia 21 de dezembro de 2012 seria o fim do mundo. O dia 21 de dezembro chegou, mas o fim do mundo não chegou.
No ano 999 diziam: "O ano 1000 será o fim do mundo, conforme está escrito no capítulo vinte do Apocalipse!" O ano 1000 chegou, mas o fim do mundo não chegou. No ano 1999 diziam: "De 1000 passou, mas de 2000 não passará!" O ano 2000 chegou, mas o fim do mundo não chegou! Além destas previsões, houve várias outras previsões que não deram certo. E sem dúvida, no futuro, vamos ter outras previsões que não vão dar certo. De novo, muita gente vai ficar angustiada e depois vai ficar aliviada, porque o fim não chegou.

Por que será que, cada vez de novo, tem gente que insiste em dizer: O fim do mundo vai chegar? O problema não é de hoje. Já é velho. No tempo de Jesus, o povo já dizia: O fim do mundo vai chegar. Muita gente fazia cálculos a respeito do dia e da hora em que o fim deveria chegar. Alguns foram falar com Jesus, para saber a opinião dele. Jesus respondeu: "Quanto a esse dia e essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho. Somente o Pai é quem sabe!" (Marcos 13,32). Jesus reconhece que nem ele mesmo sabe algo a respeito do dia e da hora do fim do mundo. Só o Pai! Jesus é humilde. Confessa sua ignorância neste ponto. Ele não quer provocar angústia desnecessária no povo. O Pai, o Criador do mundo, é o único quem sabe o dia e a hora do fim do mundo. Se nada sabemos sobre ofim do mundo, o que sabemos sobre o começo do mundo?
O começo do mundo? Os estudos dos últimos 200 anos mostraram que a terra em que vivemos faz parte de um Universo que já tem em torno de treze bilhões de anos. Antes, pensávamos que a terra fosse o centro de tudo e que o sol, a lua e as estrelas fossem lâmpadas colocadas no firmamento. Pensávamos que o sol girasse em torno de terra. Pouco a pouco fomos descobrindo que não é o sol que gira em torno da terra, mas é a terra que gira em torno do sol. Os estudos descobriram ainda que o sol é uma estrela de segunda categoria da nossa galáxia, chamada Via Láctea, que tem bilhões de estrelas, algumas delas centenas de vezes maiores que o sol. No começo do século passado, usando telescópio, descobriram que existem bilhões de galáxias como a nossa, cada uma com milhões de estrelas. Descobriram que uma lenta evolução envolve todo o universo, gerando essa grande variedade de cria­turas que admiramos e contemplamos todos os dias. Tudo foi evoluindo aos poucos, muito lentamente, ao longo destes 13 bilhões de anos, até hoje. Assim foi e continua sendo o começo do mundo!
Tudo isto mostra a inacreditável beleza da criação de Deus. Mostra a grandeza de Deus, o Criador do mundo e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele criou o universo dando tempo ao tempo, para que pudessem surgir e aparecer tantas criaturas bonitas e variadas. Se Deus criou o começo do mundo com tanta sabedoria, deixemos a Ele a marcação do dia e da hora do fim do mundo. Está em boas mãos. Podemos dormir tranqüilos neste ponto.
Mas existe um ponto na questão do fim do mundo em que não podemos dormir tranqüilos. É que nós mesmos, por nossa culpa, estamos preparando o fim do nosso mundo! Como? Veja só! Somos nós que provocamos o efeito estufa e o aquecimento global, a poluição das águas e a destruição do meio ambiente, a emissão de gás carbono e a poluição do ar, o desmatamento e a desertificação da terra, o perigo atômico e as novas doenças, o acúmulo do lixo e a degradação do nível de vida, o degelo da calota polar e a elevação do nível do mar, o desaparecimento de muitas espécies de animais e a morte de muitas pessoas por falta de água potável, etc. etc...
Por nossa culpa, a Mãe Terra está cada vez mais doente. Alguns dizem que ela já está na UTI. Em vez da preocupação com o dia e a hora do fim do mundo que pertence ao Pai, é melhor cuidarmos da vida da nossa Mãe Terra, para que ela não morra antes do tempo. Neste ponto não podemos dormir tranqüilos. Cabe a nós evitar este trágico fim do mundo, não acha?
Unaí, MG, Brasil, 29 de dezembro de 2012.


[1] Frei e padre da Ordem dos Carmelitas, biblista do CEBI e da Teologia da Libertação. E-mail: mesters@ocarm.org oufreicarlos@pcse.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário