terça-feira, 17 de julho de 2012

Intermediário da Delta doou R$ 8,25 milhões para candidatura de José Serra

(A) Claudio Abreu = ex-diretor da empreiteira Delta
(C) Carlinhos Cachoeira.
Lulinha = jornalista Luis Costa Pinto
Entre os 73 diálogos interceptados pela Polícia Federal que envolvem o jornalista da revista Veja, Policarpo Júnior, com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, publicados pelo "Conversa Afiada", um complica mais ainda a situação de José Serra (PSDB).

Em maio de 2011, Policarpo estava atrás de um boato sobre um encontro do ex-ministro Zé Dirceu (PT) com o ex-governador José Roberto Arruda (ex-DEM-DF) na cidade de Itajubá. O boato falava que era para intermediar contratos da empreiteira Delta com o governo do DF.

Nos diálogos do ex-diretor da Delta, Cláudio Abreu, com Carlinhos Cachoeira, o primeiro diz que Policarpo estava no rumo errado. Que tal encontro nunca existiu e que não tinha nada a ver com Dirceu:

"...eu que tava aqui quando tudo aconteceu. Sabe quem foi que botou o Fernando [Cavendish], e que fez, ajudou e virou nosso procurador, o cobrador junto com o Arruda? O Zé Celso." - disse Claudio Abreu a Cachoeira.

Pelo diálogo fica claro que trata-se de José Celso Gontijo. Através de sua mulher, Ana Maria Baeta Valadares Gontijo, ele doou R$ 8,25 milhões para a direção nacional do PSDB nas eleições de 2010, para financiar a campanha de José Serra (confira aqui)

Chama a atenção ser a maior doação de pessoa física em todo o Brasil e concentrada em um único partido. Foi o dobro do total que Eike Batista doou para vários partidos.

Logo, fica a inevitável pergunta: teria sido a Delta quem doou de forma triangulada? A Delta teve contratos bilionários com o governo Serra em São Paulo. É um trabalho para a CPI encontrar a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário