sábado, 21 de setembro de 2013

As redes sociais e os cretinos

Considero a internet uma das maiores criações da história da humanidade. Até pouco tempo atrás não se poderia imaginar que com um simples clique você estaria conectado com uma pessoa em qualquer lugar do mundo. Era impossível prever que a informação chegaria até você em tempo real e em quantidade e variedade abundantes, ao contrário daquela infeliz espera pelo jornal do dia, que no interior só chegava ao final da tarde.

Como se não bastasse toda essa revolução, a internet propiciou a criação de outra inovação: a interação das pessoas nas chamadas redes sociais. Este espaço passou a ser usado para dialogar, debater e compartilhar sonhos, ideias, pensamentos, cultura, entretenimento, enfim um espaço capaz de promover uma marcante e inédita interação entre pessoas.

As redes sociais acabaram se tornando também um espaço democrático de debate político e de manifestações as mais variadas possíveis. Recentemente, foi o principal instrumento de mobilização popular, gerando uma surpreendente onda de manifestações pelo país.

Pois bem, como um confesso defensor das redes sociais, não poderia também deixar de reconhecer seus efeitos colaterais. E um deles é a exibição orgulhosa da cretinice.

Neste sentido, assim como é uma ferramenta importante para espalhar e democratizar a informação, se tornou também um lugar ideal para espalhar a mentira, já que poucas pessoas se preocupam em conferir se a fonte daquela informação é confiável. Essa prática acabou criando um espaço de confronto e agressões, abrindo uma “avenida” para grupos reacionários devidamente organizados e com grande capacidade de envolver também aqueles que nunca assumiram qualquer compromisso com a sociedade, mas que se sentem verdadeiros ativistas com um teclado na mão e uma confortável cadeira no quarto.

Não é raro entrar em uma das redes sociais e se deparar com postagens que revelam intolerância religiosa ou política. Farto também é o arsenal dos cretinos para disseminar o preconceito racial, homofóbico, religioso ou de classe. Alguns contribuem com esse circo de maldades e ódio por incapacidade de fazer qualquer análise crítica e compartilham o que vê pela frente. Outros porque são cretinos mesmo. Fazem questão de alimentar e espalhar todo tipo de ódio, seja ideológico, repetindo táticas do fascismo e do nazismo, seja racial com insinuações recheadas de um humor sinistro, seja homofóbico normalmente baseado em um moralismo religioso hipócrita, ou de classe numa clara repulsa ao forte movimento de inclusão vivenciado no Brasil nos últimos anos.

Recentemente, um conhecido blogueiro progressista, militante incansável de causas sociais, que tem uma filha deficiente foi alvo de ofensas e ameaças a ele e sua filha, através de comentários em seu próprio blog e pelo twitter. Também são inúmeras as ameaças fascistas contra nordestinos, gays, pobres, deficientes, militantes políticos, blogueiros e jornalistas sérios. Muitas vezes o ódio revelado nas postagens desse tipo de gente assusta, porque encontra nas redes sociais um ambiente propício para sua proliferação.


Certo é que a internet sozinha não é capaz de promover golpes ou revoluções, mas é decisiva para impulsionar ou impedir processos sociais ou políticos de mudanças. Nesse novo ambiente, levará vantagem quem se apropriar com mais competência desses espaços virtuais. Os cretinos e os reacionários já apresentaram suas armas. Aqueles que lutam contra o preconceito, as desigualdades e as injustiças precisam se mobilizar melhor e de maneira cada vez mais eficiente. Quem levará vantagem nessas novas lutas contemporâneas? 

Zé Geraldo Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário