Leonardo Boff
Não tive muitos encontros com
Oscar Niemeyer. Mas os que tive foram longos e densos. Que falaria um arquiteto
com um teólogo senão sobre Deus, sobre religião, sobre a injustiça dos pobres e
sobre o sentido da vida?
Nas nossas conversas, sentia
alguém com uma profunda saudade de Deus. Invejava-me que, me tendo por
inteligente (na opinião dele) ainda assim acreditava em Deus, coisa que ele não
conseguia. Mas eu o tranquilizava ao dizer: o importante não é crer ou não crer
em Deus. Mas viver com ética, amor, solidariedade e compaixão pelos que mais
sofrem. Pois, na tarde da vida, o que conta mesmo são tais coisas. E nesse
ponto ele estava muito bem colocado. Seu olhar se perdia ao longe, com leve
brilho.
Impressionou-se sobremaneira,
certa feita, quando lhe disse a frase de um teólogo medieval: "Se Deus
existe como as coisas existem, então Deus não existe”. E ele retrucou:
"mas que significa isso?” Eu respondi: "Deus não é um objeto que pode
ser encontrado por ai; se assim fosse, ele seria uma parte do mundo e não
Deus”. Mas então, perguntou ele: "que raio é esse Deus?” E eu, quase
sussurrando, disse-lhe: "É uma espécie de Energia poderosa e amorosa que
cria as condições para que as coisas possam existir; é mais ou menos como o
olho: ele vê tudo mas não pode ver a si mesmo; ou como o pensamento: a força
pela qual o pensamento pensa, não pode ser pensada”. E ele ficou pensativo. Mas
continuou: "a teologia cristã diz isso?” Eu respondi: "diz mas tem
vergonha de dizê-lo, porque então deveria antes calar que falar; e vive
falando, especialmente os Papas”. Mas consolei-o com uma frase atribuída a
Jorge Luis Borges, o grande argentino:”A teologia é uma ciência curiosa: nela
tudo é verdadeiro, porque tudo é inventado”. Achou muita graça. Mais graça
achou com uma bela trouvaille de um gari do Rio, o famoso "Gari Sorriso:
"Deus é o vento e a lua; é a dinâmica do crescer; é aplaudir quem sobe e
aparar quem desce”. Desconfio que Oscar não teria dificuldade de aceitar esse
Deus tão humano e tão próximo a nós.
Mas sorriu com suavidade. E eu
aproveitei para dizer: "Não é a mesma coisa com sua arquitetura? Nela tudo
é bonito e simples, não porque é racional mas porque tudo é inventado e fruto
da imaginação”. Nisso ele concordou adiantando que na arquitetura se inspira
mais lendo poesia, romance e ficção do que se entregando a elucubrações
intelectuais. E eu ponderei: "na religião é mais ou menos a mesma coisa: a
grandeza da religião é a fantasia, a capacidade utópica de projetar reinos de
justiça e céus de felicidade. E grande pensadores modernos da religião como
Bloch, Goldman, Durkheim, Rubem Alves e outros não dizem outra coisa: o nosso
equívoco foi colocar a religião na razão quando o seu nicho natural se encontra
no imaginário e no princípio esperança. Ai ela mostra a sua verdade. E nos pode
inspirar um sentido de vida.”
Para mim a grandeza de Oscar
Niemeyer não reside apenas na sua genialidade, reconhecida e louvada no mundo
inteiro. Mas na sua concepção da vida e da profundidade de seu comunismo. Para
ele "a vida é um sopro”, leve e passageiro. Mas um sopro vivido com plena
inteireza. Antes de mais nada, a vida para ele não era puro desfrute, mas
criatividade e trabalho. Trabalhou até o fim, como Picazzo, produzindo mais de
600 obras. Mas como era inteiro, cultivava as artes, a literatura e as
ciências. Ultimamente se pôs a estudar cosmologia e física quântica. Enchia-se
de admiração e de espanto diante da grandeur do universo.
Mas mais que tudo cultivou a
amizade, a solidariedade e a benquerença para com todos. "O importante não
é a arquitetura” repetia muitas vezes, "o importante é a vida”. Mas não
qualquer vida; a vida vivida na busca da transformação necessária que supere as
injustiças contra os pobres, que melhore esse mundo perverso, vida que se
traduza em solidariedade e amizade. No JB de 21/04/2007 confessou: ”O
fundamental é reconhecer que a vida é injusta e só de mãos dadas, como irmãos e
irmãs, podemos vive-la melhor”.
Seu comunismo está muito próximo
daquele dos primeiros cristãos, referido nos Atos dos Apóstolos nos capítulos 2
e 4. Ai se diz que "os cristãos colocavam tudo em comum e que não havia
pobres entre eles”. Portanto, não era um comunismo ideológico, mas ético e
humanitário: compartilhar, viver com sobriedade, como sempre viveu, despojar-se
do dinheiro e ajudar a quem precisasse. Tudo deveria ser comum.
Perguntado por
um jornalista se aceitaria a pílula da eterna juventude, respondeu
coerentemente: "aceitaria se fosse para todo mundo; não quero a
imortalidade só para mim”.
Um fato ficou-me inesquecível.
Ocorreu nos inícios dos anos 80 do século passado. Estando Oscar em Petrópolis,
me convidou para almoçar com ele. Eu havia chegado naquele dia de Cuba, onde,
com Frei Betto, durante anos dialogávamos com os vários escalões do governo
(sempre vigiados pelo SNI), a pedido de Fidel Castro, para ver se os tirávamos
da concepção dogmática e rígida do marxismo soviético.
Eram tempos tranquilos
em Cuba que, com o apoio da União Soviética, podia levar avante seus
esplêndidos projetos de saúde, de educação e de cultura. Contei que, por todos
os lados que tinha ido em Cuba, nunca encontrei favelas mas uma pobreza digna e
operosa. Contei mil coisas de Cuba que, segundo frei Betto, na época era
"uma Bahia que deu certo”. Seus olhos brilhavam. Quase não comia.
Enchia-se de entusiasmo ao ver que, em algum lugar do mundo, seu sonho de
comunismo poderia, pelo menos em parte, ganhar corpo e ser bom para as
maiorias.
Qual não foi o meu espanto
quando, dois dias após, apareceu na Folha de São Paulo, um artigo dele com um
belo desenho de três montanhas, com uma cruz em cima. Em certa altura dizia:
"Descendo a serra de Petrópolis ao Rio, eu que sou ateu, rezava para o
Deus de Frei Boff para que aquela situação do povo cubano pudesse um dia se
realizar no Brasil”. Essa era a generosidade cálida, suave e radicalmente
humana de Oscar Niemeyer.
Guardo uma memória perene dele.
Adquiri de Darcy Ribeiro, de quem Oscar era amigo-irmão, uma pequeno
apartamento no bairro do Alto da Boa-Vista, no Vale Encantando. De lá se avista
toda a Barra da Tijuca até o fim do Recreio dos Bandeirantes. Oscar reformou
aquele apartamento para o seu amigo, de tal forma que de qualquer lugar que
estivesse, Darcy (que era pequeno de estatura), pudesse ver sempre o mar. Fez
um estrado de uns 50 centímetros de altura E como não podia deixar de ser, com
uma bela curva de canto, qual onda do mar ou corpo da mulher amada. Aí me
recolho quando quero escrever e meditar um pouco, pois um teólogo deve cuidar
também de salvar a sua alma.
Por duas vezes se ofereceu para
fazer uma maquete de igrejinha para o sítio onde moro em Araras em Petrópolis.
Relutei, pois considerava injusto valorizar minha propriedade com uma peça de
um gênio como Oscar. Finalmente, Deus não está nem no céu nem na terra, está lá
onde as portas da casa estão abertas.
A vida não está destinada a
desaparecer na morte, mas a se transfigurar alquimicamente através da morte.
Oscar Niemeyer apenas passou para o outro lado da vida, para o lado invisível.
Mas o invisível faz parte do visível. Por isso ele não está ausente, mas está
presente, apenas invisível. Mas sempre com a mesma doçura, suavidade, amizade,
solidariedade e amorosidade que permanentemente o caracterizou. E de lá onde
estiver, estará fantasiando, projetando e criando mundos belos, curvos e cheios
de leveza.
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