Uma delas é a usina de Jirau, no Rio Madeira; nos transportes, estão previstas concessões de diversas rodovias e serão licitados também os aeroportos de Confins, em Belo Horizonte, e do Galeão, no Rio
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília - No setor de infraestrutura, o ano
de 2013 será marcado pela concessão à iniciativa privada de rodovias, ferrovias
e aeroportos, além do início do funcionamento de importantes empreendimentos.
Na área de geração de energia, deve entrar em operação, no primeiro trimestre,
a primeira das 50 turbinas da Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira (RO),
com capacidade de 75 megawatts (MW).
A conclusão das obras da usina, que terá capacidade instalada
total de 3,75 mil MW, está prevista para 2016. A Usina Hidrelétrica Santo
Antônio, também no Rio Madeira, iniciou a geração comercial de energia no final
de março do ano passado. Ao todo, nove turbinas já estão em funcionamento.
Segundo o último balanço do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC 2), divulgado no dia 19 de novembro, 38,5% das ações previstas
para o período 2011-2014 já foram concluídas.
No setor de transportes, está prevista para janeiro a realização
dos leilões de concessão das rodovias BR-040, entre Brasília e Juiz de Fora
(MG), e BR-116, em Minas Gerais. O pedágio nas duas rodovias só poderá ser
cobrado depois que forem duplicados pelo menos 10% dos trechos concedidos, além
da realização de melhoria das condições de segurança e trafegabilidade das
pistas.
A licitação de outros sete trechos rodoviários que serão
concedidos à iniciativa privada deve ser feita em abril. Em todos os casos, os
vencedores dos leilões serão os consórcios que oferecerem a menor tarifa de
pedágio a ser cobrada dos usuários. O governo também quer licitar, entre abril
e junho de 2013, 10 mil quilômetros de ferrovias, com o modelo de parceria
público-privada.
Para setembro, está marcado o leilão que irá definir a empresa
que vai fornecer a tecnologia e será a operadora do trem de alta velocidade,
que ligará as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP). O trem-bala
só deve começar a operar comercialmente em 2020.
Também deve ser em setembro a licitação para a concessão à
iniciativa privada dos aeroportos de Confins (MG) e do Galeão (RJ). Para
participar do processo, as empresas precisam ter experiência em aeroportos com
capacidade de circulação anual de pelo menos 35 milhões de passageiros.
De acordo com o acompanhamento das obras do PAC, entre os
empreendimentos que devem ser concluídos em 2013 também estão plataformas de
exploração e petróleo, a reforma de terminais de passageiros dos aeroportos de
Manaus (AM) e Confins (MG) e parte da linha de transmissão que levará a energia
produzida nas usinas do Rio Madeira até as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
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