Esta assessoria vem sendo desenvolvida pela Cáritas Diocesana de Paracatu junto a 10 áreas de assentamentos em Unaí. O contrato assinado com o INCRA – Superintendência Regional-28/Distrito Federal e Entorno, foi originado por uma Chamada Pública do ano de 2010, contemplando19 metas. Para sua execução, houve a contratação de uma equipe multidisciplinar composta por 10 profissionais de diferentes áreas de formação, tais como: Agronomia, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Serviço Social e Técnicas Agropecuárias.
O objetivo da oficina foi avaliar o impacto da intervenção da Ates nos assentamentos do Núcleo Operacional e sua convergência com o desenvolvimento local. O evento possibilitou também o ajuste das metas e o levantamento de propostas para possível continuidade da Ates junto aos 10 assentamentos de reforma agrária.
Nesta oficina houve a participação de assentados e assentadas da reforma agrária, equipe técnica, representantes do INCRA/Superintendência Regional - 28 e INCRA/Sede Nacional, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí, Polícia Ambiental e Polícia Militar, IEF – Instituto Estadual de Florestas, Associação da Mulher Trabalhadora e Banco do Brasil.
Na oportunidade, houve exposições e debates sobre as seguintes temáticas: Fomento Ambiental e Fomento Social para fechamento de área de Preservação Permanente e Reserva Legal, Licença Ambiental, Bolsa Verde, créditos, renegociações de dívidas junto ao Banco do Brasil, apresentação dos 10 Planos de Recuperação de Assentamentos (PRA’s) e consolidação de propostas para a prorrogação do Contrato com a Cáritas Diocesana de Paracatu.
A presença dos representantes do INCRA e parceiros locais permitiu o esclarecimento de dúvidas e reafirmou compromissos que serão encaminhados e resolvidos a partir da continuidade da ATES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário