Documentário - Era das Utopias
Algumas frases retiradas do documentário:
“Uma minoria de minorias de minorias segue acreditando. Seguimos acreditando. Porque eu não desmontei da esperança, como se a esperança fosse um cavalo cansado. Seguimos acreditando que a pobreza é o resultado da injustiça, e que portanto, tem remédio. Mas a ideia dominante no mundo de hoje é que a pobreza é o castigo, o justo castigo que a ineficiência merece. O que implica em mudança de mentalidade muito importante.” Eduardo Galeano.
“O que nós queremos de fato é que as ideias voltem a ser perigosas”
Marx trouxe para nós uma colaboração que é imprescindível. Ele mostrou que o pobre não é simplesmente pobre. O pobre é um oprimido. O pobre é um empobrecido, ele foi produzido por um conjunto de relações econômicas, sociais e ideológicas, que permitem acumulação de muita riqueza de um lado, a custa da pobreza do outro lado. Leonardo Boff
Eu acho que não estão fechados os caminhos. E dizer que o mundo é esse aí, que vai ficar impossível. A humanidade não pode continuar gerando esses monstros, porque o que existe agora sociedades que são monstruosas, do jeito que elas se construíram hoje. Os povos vão virar essa situação. Em quanto tempo eu não sei, mas eu to na briga. Clara Scharf – Líder revolucionária.
Com lágrimas e sangue se construiu a história do socialismo. Luta por igualdade consumiu muitas vidas. Transformou os sonhos em pesadelos, pesadelos geraram novos sonhos, novas utopias.
Veja outro trecho do documentário no link abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário